segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Repórter por um Dia


Plano de Aula
Cursista: Aurilene Menezes Bandeira

Título: Repórter por 1 dia.

Assunto: Gênero Textual Jornalístico.

Duração: 3 aulas.

Objetivos:
  • ·       Analisar a realidade em que vivem;
  • ·       Desenvolver a escrita;
  • ·       Desenvolver o senso crítico.

Metodologia

          O trabalho será realizado em três aulas. Na 1ª aula será realizado um debate com os alunos sobre a realidade dos bairros onde eles moram, quais são os principais problemas que eles enfrentam. No segundo momento da aula, a turma será dividida em grupos e cada grupo escolherá um bairro onde um integrante do grupo mora. Assim, eles serão repórter por um dia, eles irão ao bairro investigar o seu principal problema (na opinião dos alunos), vão tirar fotos, fazer entrevistas, vídeos (se possível), e escrever um texto jornalístico sobre o assunto investigado.
          Na 2ª aula, os alunos levarão o material da investigação para o laboratório de informática para escrever a reportagem.
          Na 3ª aula eles farão uma apresentação da reportagem para a turma, vão expor o problema encontrado e propor uma solução. E por fim entregar a reportagem. A apresentação pode ser feita com o auxílio do computador se eles preferirem, ou podem trazer uma cópia da reportagem para cada grupo.

Recursos
  • ·       Computador;
  • ·       Internet;
  • ·       Câmera digital;
  • ·       Entre outros, se possível.

Avaliação
          A avaliação acontecerá de forma contínua, eles serão avaliados pela organização e participação do grupo na confecção do trabalho, na apresentação e pela reportagem entregue.

         

          Na atividade desenvolvida com os alunos, procurei fazer com que eles vejam que os recursos tecnológicos não devem ser só utilizados para o lazer, mas também para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles utilizaram os recursos de modo a expor o problema e propor uma solução, é importante fazer com que eles desenvolvam seu senso crítico e não apenas procurem as respostas prontas na internet. Para isso o diálogo é fundamental, o aluno precisa se expressar para que possamos saber se houve ou não aprendizado, se ele está apenas repetindo ou está realmente expressando a sua opinião, nesses casos os debates são uma ótima estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário