quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto


Tema:
            A Leitura e o Teatro entre os jovens e adolescentes

Identificação:
Nome do Cursista: Aurilene Menezes Bandeira
Nome da Escola: Escola Estadual Senador Helio da Costa Campos
Série: 3° ano do Ensino Médio
Número de alunos: 105
Professores envolvidos: 03

Justificativa
            Pode-se observar que na sociedade em que vivemos a televisão e o computador vem sendo um dos principais meios de comunicação utilizados. E em meio a tanta tecnologia, os jovens de hoje estão cada vez mais distantes dos livros de histórias, contos e principalmente da literatura. A leitura deve ser incentivada para que habilidades possam ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, não só através da escrita, mas também da expressão corporal. O teatro pode ser uma ferramenta divertida de incentivo a leitura, ao trabalho em grupo e também ensinando os jovens a como se expressar, deixando a timidez de lado.

Objetivo Geral
       Despertar o interesse pela leitura entre os jovens e adolescentes

Objetivos Específicos
  • Incentivar a leitura;
  • Promover uma oficina de teatro;
  • Trabalhar a conscientização social;
  • Conhecer a geografia, clima e os costumes da região do Nordeste.

Conteúdos
Período Literário: Modernismo com o romance Vidas Secas (Graciliano Ramos);
Geografia, clima e costumes do Nordeste;
Conscientização social, políticas públicas.
Disciplinas Envolvidas
            Português, História e Geografia

Metodologias
            Os alunos serão divididos em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por ler e interpretar na forma de encenação um capítulo do romance Vidas Secas (Graciliano Ramos). E também por produzir um hipertexto colocando as expressões que eles tiverem dúvidas em links. Após a leitura do livro, serão realizados debates sobre os capítulos sendo trabalhados temas como pobreza, desigualdade social e como poderiam ser resolvidos esses problemas. Depois será feita a apresentação das encenações no auditório da escola.

Recursos
  • Auditório;
  • Laboratório de Informática;
  • Caixa de som;
  • Cenário;
  • Figurinos de sertanejos;
  • Entre outros, se possível.

Avaliação
            Os alunos serão avaliados na produção do hipertexto, de acordo com a participação no debate sobre os capítulos e também durante as encenações. Será avaliada tanto a participação individual, quanto do grupo.
        Cada professor trabalhou com os alunos um aspecto diferente do livro Vidas  Secas. Português enfatizou a literatura e a expressão corporal, história a conscientização social e geografia as condições climáticas, geográficas e os costumes da região.
            O desenvolvimento do projeto ocorreu quase como o planejado, a turma foi dividida em grupos, cada grupo ficou com um capítulo do livro para a leitura e a realização de uma encenação. Porém durante a leitura, eles apresentaram muitas dúvidas com relação a expressões e palavras contidas no livro. Dessa forma, implementei o projeto com a produção de um hipertexto, que consistiria no resumo de cada capítulo com as expressões que eles apresentavam dúvidas como links.
             O laboratório de informática foi usado na confecção do hipertexto, na digitação das cenas, na pesquisa por figurinos e de como era o sertão daquela época. 
           






           Os debates envolvendo a conscientização social e os costumes do sertão foram realizados no auditório da escola. A apresentação das encenações ocorreu durante a feira de ciências da escola, também no auditório.

           






       Os resultados obtidos foram positivos. Depois de superadas as dificuldades na compreensão de algumas expressões, o desenvolvimento do restante do projeto ocorreu como o planejado, os objetivos foram atingidos e os alunos surpreenderam na apresentação das encenações.
            O hipertexto é uma ferramenta que pode ser muito útil, pois ele fornece um grande leque de conhecimentos em um só lugar, podemos utilizá-lo de várias formas, como revisão, como uma contextualização do conteúdo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário